FORAP LANÇA O GUIA DO APRENDIZ


Com o objetivo de auxiliar os jovens que buscam uma oportunidade de se tornarem um Jovem Aprendiz, o Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional-FORAP, lançou no dia 22 de novembro, o Guia do Aprendiz, durante a audiência pública realizada Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com o tema Defesa da Aprendizagem Profissional. 

Um material voltado ao público adolescente e jovens, elaborado para esclarecer sobre a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Esse é o Guia do Jovem Aprendiz, foi produzido com o apoio do  TRT-SC e busca reforçar as ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem em PE. 


O Guia traz informações que podem solucionar eventuais dúvidas sobre a aprendizagem, como duração do contrato e da jornada de trabalho, direitos e deveres, legislação, entre outros. O material foi elaborado com cores fortes, diversidade de imagens e linguagem acessível, buscando atrair o público-alvo para a leitura. A ideia é distribuir o guia na rede pública de ensino.

“No Brasil há 2,2 milhões de adolescentes entre 14 e 17 anos trabalhando, com 81% destes de forma ilegal, expostos a riscos de acidentes, cumprindo longas jornadas e em situação de vulnerabilidade. A aprendizagem será vital tanto para o desenvolvimento desses jovens quanto do país, ao romper o círculo vicioso da pobreza. O crescimento do aprendiz também reverterá em benefício para as empresas, que poderão contar no futuro com trabalhadores capacitados, retornando o investimento aplicado”, ressaltou a desembargadora.

Versão - 1
BAIXAR


Versão - 2 (Trabalho Infantil)
BAIXAR